COMUNICADO À POPULAÇÃO
COMUNICADO: Situação em que se encontram actualmente a Estrada Nacional 121, a Estrada Municipal de Beringel – Peroguarda, os Caminhos Rurais, a Ribeira do Galego e os Lavadouros Municipais.
Caros(as) Beringelenses,
Nestes 4 anos de governação autárquica, a transparência, a honestidade, a frontalidade e a competência foram valores que procurámos que estivessem presentes em todas as nossas ações, na medida em que acreditamos que essa tem de ser a forma como se lida com a “coisa pública”.
Assim, e para que não existam quaisquer dúvidas, o Executivo da Junta de Freguesia de Beringel sente agora necessidade de vos transmitir, colocando ao vosso dispor todos os ofícios enviados, as nossas preocupações relativamente às necessidades e preocupações da população face aos assuntos relacionados com as estradas, os caminhos rurais, o lavadouro, bem como com a limpeza da Ribeira do Galego.
No sentido de promover a rápida resolução dos problemas detetados nos espaços acima citados, o Executivo da Junta de Freguesia de Beringel foi continuamente insistindo junto da Câmara Municipal de Beja e dos seus responsáveis sobre a necessidade de intervir nesses locais, tendo mesmo salientado, nas opções do plano, não apenas a necessidade mas, mais do que isso, a urgência de intervir prontamente.
Fizemo-lo repetidamente pois, como julgamos ser do conhecimento de toda a população, estas intervenções, ainda que inadiáveis, não são da competência da Junta de Freguesia mas, sim, da Câmara Municipal de Beja, pelo que só ao executivo camarário compete a sua apreciação, coordenação, responsabilização e execução das obras.
Ao Executivo da Junta de Freguesia, compete efetivamente identificar os problemas e sensibilizar a Câmara Municipal de Beja para o que deles possa resultar: os incómodos causados aos cidadãos e todos os perigos que decorram de transitar em estradas sem condições, percorridas diariamente por viaturas de carga pesada e transportes escolares que realizam uma média diária de 10 viagens com alunos das freguesias vizinhas para a Vila de Beringel - (Beringel – Peroguarda EM1029).
Cientes da gravidade da situação, e como é do conhecimento público, o Executivo da Junta de Freguesia de Beringel convidou o deputado Pedro do Carmo para, numa manhã, presenciar o fluxo de tráfego que atravessa Beringel, sensibilizando-o para o nível de degradação da Estrada Nacional 121 e das guardas de proteção às habitações. Como já foi tornado público pelo próprio deputado, o levantamento das necessidades está já em posse do Ministro do Planeamento e das Obras Públicas.
No que respeita à limpeza da Ribeira do Galego, a Câmara Municipal informou, como é possível verificar no email enviado, e que a partir de hoje se torna público a quem entender querer consultar, que a sua intervenção iria iniciar-se em Setembro de 2016, mas tal ainda não foi possível devido a não existirem meios para a contratação de uma empresa especializada, justificação que tem sido a resposta permanente por parte do executivo da Câmara Municipal de Beja.
Quanto aos lavadouros públicos, edificação da responsabilidade da Câmara Municipal de Beja, após a nossa denúncia do elevado estado de degradação e dos riscos a que ficavam expostas as pessoas que os utilizavam, foi decidido pela Câmara encerrar os mesmos, conforme informação colocada no local. Convictos de que sempre temos estado atentos à realidade da nossa Vila e de que conhecemos as vontades e necessidades de todos os beringelenses, do mesmo modo que sabemos que sempre trabalhámos em prol de todos e para todos, partilhamos convosco a nossa preocupação no que respeita ao exposto.
Bem hajam.
Beringel, 30 de maio de 2017
O Presidente da Junta de Freguesia de Beringel
Arlindo Morais